top of page
01-03_City_map2v_generated.jpg

CONFEA/CREAs

O denominado Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA) em seu início, foi fundado em 1933 e passou a agregar a Agronomia junto à aprovação da Lei nº 5.194/1966, que disciplinou a profissão da Engenharia, a Agronomia, a Arquitetura e cursos técnicos correlatos, a princípio. Com a evolução acadêmica e maior participação de outras profissões em temas que tocassem estes mencionados, o que levou após essa data à integração da Geografia, da Geologia e da Meteorologia, dentre outras profissões sob discussão. Na escala estadual, junto ao CONFEA, existem os diferentes Conselhos Regionais, tal como o CREA-SP.

Nesse sentido, desde a aprovação da Lei do Geógrafo nº 6.664 no ano de 1979, os geógrafos têm o direito e o dever de participar deste sistema, seja de forma individual, ou por meio de associações.

No estado de São Paulo, há associações e entidades de classe da Engenharia especialmente nas escalas municipais que agregam os profissionais do sistema, muito frequentemente os geógrafos também. Entretanto, o fato do geógrafo ser profissional específico, com lei específica, levou ao interesse da fundação da APROGEO-SP de modo a tratar em particular deste profissional frente ao sistema.



Partipação da APROGEO-SP no sistema CONFEA/CREA
Desde 2012, a APROGEO-SP vem participando diretamente do sistema por meio de seus presidentes, conselheiros, membros de diretoria e demais associados em diretrizes e decisões a respeito do sistema e de seus profissionais, em especial nas questões que envolvem os geógrafos inscritos, em particular ou a categoria como um todo.

Conheça alguns dos grupos dos quais historicamente participamos e representamos a profissão:


FENAGEO: Federação Nacional das Associações de Geógrafos
CEEA: Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do CREA-SP
CCEEAGRI: Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Egenharia de Agrimensura, do CONFEA
CDER: Colégio de Entidades Regionais de São Paulo do CREA-SP
SOEA: Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, de período anual


Além disso, a equipe da APROGEO-SP participa indicando geógrafos para Comissões e Comitês Técnicos específicos do CREA-SP, com destaque a temas que tocam a profissão, ou em eventos e palestras como datas comemorativas de assuntos relevantes ao sistema.


Cadastro no Sistema CONFEA/CREA
Os bacharéis em Geografia devem realizar a inscrição junto ao CREA de seu respectivo estado para terem direito ao exercício da profissão, estabelecido na Lei do Geógrafo. O profissional geógrafo deverá entrar em contato com os canais de atendimento do CREA-SP ou presencialmente em suas unidades, munidos do diploma de Bacharel em Geografia e documentos pessoais diversos para efetivar sua inscrição.

A partir da inscrição, o CREA-SP cobrará anualmente taxa para a manutenção do profissional no sistema, cujo valor é decidido anualmente em plenária, de acordo com índices econômicos internos do CREA-SP e a inflação.



Conheça o CREA São Paulo
O estado de São Paulo conta com cerca 350.000 profissionais inscritos no CREA-SP e estima-se haver cerca 1.000 geógrafos ativos inscritos no ano de 2022. A comunicação e atividades do Conselho visam a integração, participação, ensino e aprendizado entre os diversos profissionais do sistema e encorajamos que os geógrafos se atentem às oportunidades que são divulgadas pela comunicação do sistema. Algumas das vantagens oferecidas pelo sistema a estudantes e profissionais inscritos são as seguintes:

• Eventos e cursos técnicos gratuitos ou a custo reduzido aos profissionais do sistema
• Eventos e atividades de forma presencial ou híbrida, em todo estado
• Acesso a Normas Técnicas (ABNT)
• Descontos em produtos, serviços e cursos diversos de terceiros
• Atividades direcionadas a estudantes e jovens profissionais


Clique nos logos e conheça o CREA-SP






 

  • LinkedIn
  • Instagram
  • YouTube
logocreasp_edited_edited.jpg
bottom of page